Neurocirurgia

Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, neonatos e, nos últimos anos, de fetos, portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, entre outras).

Trata-se de uma especialidade complexa, onde se aplicam técnicas de microcirurgia e onde é essencial o apoio através de exames imagiológicos e novas tecnologias como a neuro-localização e a neuro-navegação, para garantir a segurança do doente.

A Neurocirurgia articula-se com outras especialidades médicas possibilitando assim uma avaliação global e integrada de cada doente e cada caso.

Outras Especialidades

  • Cirurgia Vascular

    Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

  • Imunoalergologia

    Imunoalergologia é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário.

  • Medicina Geral e Familiar

    A Medicina Geral e Familiar trata o ser humano como um todo, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros. Concentra-se na prestação de cuidados primários.

  • Psiquiatria

    Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais.