Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do tracto urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pénis). As glândulas adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando existe indicação cirúrgica de tumor supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.

A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do tracto urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congénitas e o tratamento cirúrgico de cancros. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.

More Articles

  • Cirurgia Vascular

    Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

  • Imunoalergologia

    Imunoalergologia é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário.

  • Medicina Geral e Familiar

    A Medicina Geral e Familiar trata o ser humano como um todo, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros. Concentra-se na prestação de cuidados primários.

  • Psiquiatria

    Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais.